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19/09/2025Reforma Tributária e tendências do varejo pautam reunião do CRAE
FecomercioSP orienta empresários sobre os reflexos das mudanças no sistema de impostos, o uso da IA no varejo e as estratégias para a Black Friday

A Reforma Tributária entrou em fase decisiva e já tem datas definidas para a transição. A partir de 2026, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) começam a ser implementados de forma experimental, enquanto os antigos tributos — como PIS e Cofins — vão sendo gradualmente extintos. Nos anos seguintes, ICMS e ISS vão perdendo espaço até serem extintos de vez, em 2033. Também está prevista a criação do Imposto Seletivo (IS), que poderá incidir sobre produtos específicos, como cigarros e bebidas.
Segundo Alberto Borges, assessor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o desafio maior não é só acompanhar as mudanças, mas também organizar a casa para não ser pego de surpresa. “A empresa que começar a se preparar agora vai evitar dores de cabeça e manter a competitividade. É hora de revisar contratos, testar sistemas e capacitar equipes”, explicou.
As adaptações não envolvem apenas a área fiscal. Será necessário avaliar os impactos sobre preços, margens de lucro e até relacionamento com fornecedores. Ajustes nos sistemas internos também serão inevitáveis, já que o novo modelo prevê mecanismos como o split payment, que fará a divisão automática do valor de tributos no ato do pagamento. “Quem deixar para depois pode enfrentar custos maiores e perda de competitividade”, completou Borges.
Saiba mais informações sobre a Reforma Tributária acessando aqui as cartilhas da FecomercioSP.
Acesse também:
- Portal da Conformidade Fácil;
- Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica;
- Calculadora dos Novos Tributos — Receita Federal;
- Portal da Nota Fiscal Eletrônica.
Além da reforma, a FecomercioSP também apresentou a sondagem inédita Inteligência Artificial (IA) no Varejo e orientações para a Black Friday, durante reunião do Comitê de Relacionamento das Assessorias Econômicas e Especiais (CRAE), em setembro.
Inteligência Artificial no Varejo
O estudo da FecomercioSP com 300 empresas revelou que 58,7% dos varejistas ainda não utilizam IA, tampouco têm planos de adoção, principalmente os de menor porte. De acordo com Fabio Pina, assessor da Entidade, isso pode afetar de forma negativa. “O risco de não adotar a tecnologia pode ser maior do que o custo de implementação. A IA ajuda a reduzir despesas, otimizar processos e melhorar a experiência do cliente”, explicou.
Apesar da baixa adesão, a percepção sobre a tecnologia é positiva. Os empresários esperam resultados relevantes em atendimento ao cliente, marketing e vendas e processos logísticos. Mas a falta de conhecimento técnico e as preocupações com segurança de dados ainda travam os investimentos.
Leia o resumo completo da sondagem aqui.
Black Friday aquece varejo
Depois de um resultado pouco expressivo em 2023, a Black Friday voltou a crescer em 2024, com faturamento de R$ 9,38 bilhões e aumento de 14% no número de pedidos. Thiago Carvalho, também assessor da FecomercioSP, lembrou que ainda há tempo para se preparar para este ano. “Mesmo quem começar agora consegue estruturar as vendas online, revisar o estoque e criar promoções atrativas. O consumidor quer boas experiências de compra”, destacou.
Dentre as recomendações para 2025, destacam-se reforçar a operação digital, organizar a vitrine física e oferecer descontos extras para pagamentos via PIX. Para os Microempreendedores Individuais (MEIs), a atenção deve focar no limite de faturamento, já que as vendas da Black Friday podem alterar o enquadramento tributário.