Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sindicatos

Comunicação em rede fortalece sindicatos

Comitê da FecomercioSP destaca boas práticas institucionais

Ajustar texto A+A-

Comunicação em rede fortalece sindicatos

A troca de experiências, estratégias de fortalecimento institucional e soluções criativas para aproximar sindicatos e empresários marcaram a reunião do Comitê de Relacionamento das Assessorias de Comunicação e Marketing (CRACM), realizada em 17 de abril, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O encontro reuniu assessores da base sindical empresarial filiada à Federação. 

Antonio Carlos Borges, superintendente da Federação, reforçou a importância do trabalho conjunto. “Estamos formando uma rede de comunicação e marketing cada vez mais forte, com resultados concretos”, afirmou. Na abertura do encontro, Lucas Mota, gestor de Comunicação da Entidade, destacou que o espaço tem gerado uma rica troca de experiências entre os participantes, além de despertar o interesse crescente dos sindicatos em novas iniciativas. Mota também detalhou entregas do Programa (I)Nova, criado pela Federação para fortalecer a atuação das entidades sindicais. 

O CRACM é um dos comitês especializados do programa, desenvolvido para modernizar e fortalecer o trabalho de representação empresarial dos sindicatos filiados. O órgão estimula a atuação integrada, incluindo criação e orientação sobre boas práticas, posicionamentos estratégicos, disseminação de pleitos e utilização de ferramentas de comunicação, redes sociais e outros canais.

A reunião foi coordenada pelo jornalista André Rezende, que assessora o Sincomercio Ribeirão Preto e o Sindicato do Comercio Varejista de Sertãozinho e Região. Rezende destacou que as reuniões de comitês fortalecem conexões e aceleram resultados. “A troca de experiências complementa, alavanca e faz o motor girar de forma mais eficiente. É isso que dá força à nossa rede de sindicatos em regiões pujantes como as nossas.”

Cases de sucesso 

Penápolis 
A gerente administrativa do Sincomercio Penápolis, Ana Cecília Meirelles Fernandes, apresentou as principais ações do Sindicato, que atende, atualmente, a 22 cidades. “Campanhas de datas comemorativas com sorteios para consumidores e vendedores estão gerando grande engajamento. Na última Páscoa, por exemplo, foram contabilizados mais de 80 mil cupons preenchidos em ação promocional”, relatou Ana. 

A comunicação do Sincomercio também conta com um podcast próprio, o Sincocast, que já está na quarta edição, abordando temas como segurança, legislação e saúde no trabalho. Além disso, a campanha Sacola do Bem, em parceria com um estabelecimento comercial da cidade, promove arrecadações contínuas de roupas e calçados, com distribuição a entidades assistenciais. A proximidade com a prefeitura local, o Sebrae e a imprensa também foi citada. “Isso fortalece nossa atuação e nos torna uma referência para o comércio da região”, destacou a gerente.

São José dos Campos

A estratégia de eventos para aproximar empresários e contadores foi relatada por Glauco Turzi, assessor de Comunicação do Sincomercio São José dos Campos. O evento, organizado pelo Sindicato em parceria com a FecomercioSP, com o tema NR-1: Novas Regras e o Impacto no Comércio, orientou os gestores da cidade sobre as novas regras psicossociais.  

A atuação nas redes sociais e a publicação da revista Sincomércio em Ação, atualmente na 12ª edição, complementam a estratégia comunicacional no município. A próxima edição terá como pauta os cem dias da gestão municipal, reforçando o elo entre sindicato e Poder Público. “Temos buscado profissionalizar cada vez mais nossa presença digital e nossos canais de diálogo com os empresários. Isso tem refletido diretamente no nosso alcance e engajamento”, afirmou Turzi.

Itapetininga

Com base em diagnóstico interno, o Sincomercio Itapetininga identificou uma baixa adesão às cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), especialmente após a pandemia. Segundo o vice-presidente do Sindicato, Paulo Costa, as principais barreiras estavam relacionadas à falta de compreensão das normas e ao distanciamento entre empresários e a entidade.

A resposta foi uma série de ações estratégicas, como pesquisa direta com empresários e contadores, simplificação do processo de adesão, campanhas informativas, visitas presenciais, e reformulação dos canais de comunicação. Uma das iniciativas de maior impacto foi a criação da revista Descomplicando a CCT, com linguagem acessível, foco nos benefícios e entrega direta nas empresas. Como resultado, nos últimos dois anos, o Sindicato registrou aumento de 149% na adesão à CCT, 62% na arrecadação e 80% no número de atendimentos. O relacionamento com Poder Público e parceiros institucionais também se intensificou.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)