Editorial
11/06/2025FecomercioSP abre as portas para receber alunos de escola estadual integral
Turma de 16 e 17 anos cursa o primeiro ano do técnico em vendas oferecido pela Major Cosme de Farias, em Guaianases, na capital paulista

A escola estadual em período integral Major Cosme de Farias, em Guaianases, zona Leste de São Paulo, oferece, além do currículo normal do ensino médio, uma opção de curso técnico em vendas. Os alunos dessa modalidade recebem as noções fundamentais de legislação, marketing e outros conceitos envolvidos no comércio para saírem aptos a empreender na área, se assim desejarem.
Como parte dessa preparação, a turma do primeiro ano do técnico em vendas e do segundo do ensino médio da instituição visitou a sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), para aprender sobre o trabalho de representação de empresas. A comitiva de 32 alunos, acompanhados por dois professores, ouviu apresentações dos assessores da casa e realizou um tour pelo prédio para conhecer as instalações.
No auditório da Entidade, falaram Reinaldo Mendes, da área Jurídica, Alexsandra Ricci, da área de Sustentabilidade, e Thiago Freitas, da área Econômica, cada um sobre seu nicho de atuação. Mendes, além de apresentar o funcionamento geral da FecomercioSP, trouxe orientações sobre mercado, novas profissões e relacionamento com o empregador. Já Alexsandra apresentou o panorama da agenda ESG e como a sustentabilidade e a responsabilidade social influenciam as relações de trabalho. Por fim, Freitas falou de empreendedorismo, tendências e oportunidades para o futuro.














Durante o tour, os alunos puderam conhecer e experimentar o estúdio da Federação, onde são produzidos os mesacasts e lives da Entidade. Antes de retornarem para a escola, os estudantes participaram de um lanche oferecido e receberam brindes da casa, incluindo o livro ‘O mundo é seu, mas calma lá!’, publicado pela Editora Senac. A obra de orientação profissional voltada para o público adolescente é de autoria de Rodrigo Dib, especialista em mercado de trabalho e educação profissional, reconhecido nacionalmente pela participação na série de reportagens ‘Trampo’, da rede Globo, e como host dos Estúdios Flow.
Participação ativa
Os jovens assistiram às palestras atentamente; participaram, fizeram perguntas e compartilharam também suas perspectivas sobre os assuntos abordados. Na casa dos 16 anos, a turma fez muitas perguntas sobre futuro e novas tecnologias, como o uso da IA no cotidiano da Federação. Isabelly Martins, que pretende ser médica, quis saber como a FecomercioSP mantém o trabalho de orientação e representação dos empresários. Já Rayssa Viana, que quer ser atriz, questionou sobre como se preparar para investir o capital futuro. O professor Carlos Eduardo perguntou como o Sistema Comércio pode ajudar nos primeiros passos desses alunos que pretendem ser empresários.
A professora Cristiani Oliveira aproveitou a ocasião para salientar a importância do estudo, principalmente na vida dos jovens, mas também ao longo de toda a vida profissional. “Tem um aforismo no templo de Apolo, na Grécia, atribuído a Sócrates, que é o ‘Conheça-te a ti mesmo’. É importante que vocês conheçam vocês, se descubram. E para se descobrir, é preciso estudar”, afirmou. “É a partir da educação que vocês vão fazer a diferença na vida de vocês, na vida do outro, na vida em sociedade”, finalizou. Reginaldo dos Santos, que quer ser empresário, perguntou a Freitas até quando ele tinha estudado. A resposta ecoou as palavras da professora: “Até hoje”, disse o assessor.
A visita institucional dos alunos representa uma oportunidade única de aproximação com o mundo real dos negócios e da concepção dos futuros profissionais. Ao conhecerem de perto o funcionamento da Federação, os estudantes ampliam sua visão sobre os desafios e as oportunidades do setor produtivo, além de compreenderem o papel estratégico que essas entidades desempenham para o desenvolvimento do País. A experiência contribui para a formação de profissionais mais conscientes, preparados e conectados com as demandas do mercado, bem como reitera os valores da FecomercioSP, reconhecida pela atuação na defesa do livre-mercado, pelo respeito à diversidade, pela transparência, pela sustentabilidade e pela inovação.