Legislação
12/08/2025FecomercioSP inicia diálogo com sindicatos e empresas que precede as negociações coletivas
Série de reuniões é fundamental para a formulação de normas que atendam às demandas de empresários e colaboradores




O diálogo com sindicatos e empresas durante o ciclo de reuniões que antecede as negociações coletivas teve início bem-sucedido. Ivo Dall’Acqua Júnior, presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), se reuniu, no início de agosto, com lideranças para ouvir as demandas dos setores e apresentar a consolidação dos pleitos patronais.
Como em todos os anos, a Federação conduz as negociações coletivas para buscar o equilíbrio entre os interesses das categorias patronal e profissional. Assim, é possível direcionar direitos e obrigações para disciplinar as relações trabalhistas, além de regular as relações entre as categorias econômicas e profissionais e as respectivas entidades sindicais representantes nas datas bases correspondentes.
Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) e seus diretores trouxeram os pleitos da pauta laboral, além de reivindicações da bancada patronal. Os representantes do Sindicato dos Condutores em Transportes Rodoviários de Cargas Próprias de São Paulo (Sindicapro) também entregaram formalmente a pauta de reivindicações do setor, pelas mãos do presidente, Almir Macedo Pereira, e do diretor, Jorge Aparecido de Melo.
Ao longo do processo negocial, as partes devem se reunir mais vezes até que possam alinhar suas respectivas pretensões, culminando com a assinatura da norma coletiva 2025–2026, cuja data-base é 1º de setembro.
Todos os temas debatidos nas reuniões serão submetidos às respectivas categorias para que possam entrar em um consenso.
CCT de todos
É fundamental que as empresas e as entidades representantes de classe acompanhem as discussões e participem ativamente da formulação da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
A FecomercioSP criou um espaço exclusivo para promover a disseminação das informações relativas às negociações coletivas 2025–2026, em face da categoria profissional. Acompanhe todas as movimentações aqui.