Imprensa
17/04/2025FecomercioSP, Sesc e Senac promovem evento sobre tendências contemporâneas em São Paulo
Parte da Semana S, da CNC, programação gratuita acontece nos dias 16 e 17 de maio, no Sesc Pompeia

O Sesc, o Senac e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) vão reunir empresariado, trabalhadores e trabalhadoras e sociedade em geral no Sesc Pompeia, em São Paulo, nos dias 16 e 17 maio, para discutir as transformações atuais que o mundo está vivenciando. O evento faz parte da Semana S, ação integrada do Sistema Comércio, encabeçado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).
A programação vai cruzar temas fundamentais para o País, como a Inteligência Artificial (IA), a adoção de práticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo e temas urgentes como sustentabilidade e alimentação. “O propósito é abrir reflexões e novos olhares acerca de aspectos essenciais envolvidos nas promoções do desenvolvimento socioeconômico do País e da dignidade humana”, afirma Ivo Dall’Acqua Júnior, presidente em exercício da FecomercioSP e membro dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac.
Dentre os nomes já confirmados para discutir esses assuntos nos painéis, destacam-se os de Vanessa Pinsky, conselheira do Capitalismo Consciente Brasil e de Caio Magri, diretor-executivo do Instituto Ethos.
Também participarão das conversas Rita Lobo, chef de cozinha e autora de livros da Editora Senac São Paulo, Rita Batista, apresentadora do programa É de Casa!, da TV Globo, e Martha Gabriel, futurista e pesquisadora de Inteligência Artificial (IA).
Além das mesas, o encontro do sábado (17) também terá uma programação gratuita e diversa, que passa por música, arte, oficinas, gastronomia e experiências culturais sobre diferentes saberes, territórios e gerações. Dentre os destaques, por exemplo, estão a Feira Gastronômica e Sociocultural, com iniciativas de impactos social e cultural que vão da culinária de refugiados de países como Afeganistão e Haiti à cozinha quilombola e à gastronomia periférica, passando pelos coletivos Sabão do Povo e pela associação Mães do Brasil e chegando a artesanatos produzidos com palha de bananeira e cerâmica da Mata Atlântica.
Haverá, ainda, diversas oficinas criativas para iniciantes de cerâmica, gravura, costura e fotografia, bem como intervenções como o cortejo afro-brasileiro Ilu Inã e a mistura de circo e jazz da Fanfarra Circense Unidos do Swing.
Três forças em prol do Brasil
FecomercioSP, Sesc e Senac São Paulo são instituições que atuam integradas para fortalecer os vários âmbitos da sociedade por meio da cultura, da educação e do apoio ao empreendedorismo. O Sesc São Paulo é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1946 por iniciativa do empresariado do setor do Comércio de bens, serviços e turismo. A sua missão é contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores dessas categorias, seus dependentes e da sociedade em geral, por meio de uma atuação educativa continuada no campo da cultura, do esporte, do lazer e da cidadania.
Atualmente, a instituição conta com 43 unidades no Estado, elaborando programas que abrangem áreas como Turismo Social, Saúde, Sustentabilidade, Diversidade, Acessibilidade e Alimentação, além de ações voltadas para crianças, jovens e idosos. Tudo isso sem contar o Sesc Mesa Brasil, projeto de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Em 2024, as unidades do Sesc São Paulo receberam cerca de 28 milhões de frequentadores.
O Senac São Paulo, por sua vez, se debruça sobre o campo da educação voltada para o mundo do trabalho. A instituição tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas para a vida profissional, sem abrir mão da formação cidadã. Com 63 unidades educacionais, entre elas os três campi do Centro Universitário Senac, os hotéis-escola em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão, a instituição oferece cursos livres, técnicos, ensino médio técnico, ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e à distância, em diferentes áreas do conhecimento, além do Programa Senac de Aprendizagem, que prepara jovens de 14 a 24 anos de idade para o ingresso no mundo do trabalho.
Por meio do Programa Senac de Gratuidade, a instituição já beneficiou mais de 1,7 milhão de pessoas no Estado de São Paulo, concedendo bolsas de estudo gratuitas em cursos livres, técnicos e de ensino médio técnico, em variadas áreas do conhecimento, além do aprendizado de idiomas.
Já a FecomercioSP representa cerca de 1,8 milhão de empresas paulistas que, reunidas, somam cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. São, sobretudo, pequenos e médios negócios que dão a tônica da economia nacional — para as quais a Federação atua na representação empresarial e colabora com orientação e programas de desenvolvimento dos negócios. Neste ano, a Entidade tem reforçado o pleito em favor de uma Reforma Administrativa estatal que melhore os serviços públicos e garanta melhores condições ao ambiente de negócios, o que seria uma conquista do empresariado e da sociedade.








SERVIÇO
Semana S | São Paulo
Onde: Sesc Pompeia
Quando: 16 e 17 de maio
Jornalistas já podem se credenciar enviando e-mail com nome completo e veículo para imprensa@fecomercio.net.br
Haverá limites de vagas para cobertura da imprensa.
___________________________________________________________________
PROGRAMAÇÃO (Sujeita a alterações)
SEXTA-FEIRA (16)
Apenas para o empresariado do Comércio de bens, serviços e turismo
Abertura | 18h
Ivo Dall'Acqua Júnior
Presidente em exercício da FecomercioSP e membro dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac.
___________________________________________________________________
Painel 1 | 18h40 às 19h40
Inclusão: caminhos e práticas de gestão para um futuro equitativo e sustentável
Mediação: Mônica Sodré
Caio Magri
Diretor-executivo do Instituto Ethos
Vanessa Pinsky
Conselheira Deliberativa do Capitalismo Consciente Brasil
Wal Flor
CEO da Flow.Ers
___________________________________________________________________
SÁBADO (17)
Público em geral
Painel 1 | 14h30 às 16h
Alimentação e Sustentabilidade: novos negócios à vista
Mediação: Fe Cortez
Ricardo Abramovay
Professor na Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)
Rita Lobo
Chef de cozinha, escritora, empresária e apresentadora
Luís Barbieri
Idealizador da rede Folio
___________________________________________________________________
Painel 2 | 16h30 às 18h
Inteligência Artificial: tendências e oportunidades de negócios
Mediação: Rita Batista
Diogo Cortiz
Professor na Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Martha Gabriel
Professora de Inteligência Artificial na PUC-SP e CEO da Martha Gabriel Consultoria
Newton Calegari
Gerente de Produtos sênior da Microsoft Brasil
___________________________________________________________________
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
SÁBADO (17)
Feira Sociocultural | 10h30 às 19h
Uma rica amostra de iniciativas de impactos social e cultural, como culinária de refugiados de países como Afeganistão e Haiti, cozinha quilombola, gastronomia periférica e artesanatos produzidos com palha de bananeira e cerâmica da Mata Atlântica. Além disso, participações do coletivo Sabão do Povo e da associação Mães do Brasil.
Ilu Inã | 11h30
Cortejo Ayabá e os Magos Negros é uma apresentação que mistura tambores, vozes e instrumentos de sopro do Ilu Inã para representar a união de ações e pessoas negras ao longo da história. A inspiração vem dos textos de Beatriz Nascimento e da música de artistas como Moacir Santos, Abgail Moura, Pixinguinha, Nana Vasconcelos e Paulo Moura, criando um quilombismo em forma de poesia sonora.
Fanfarra Circense com Unidos do Swing | 17h
Uma celebração vibrante do jazz de rua, misturando ritmos brasileiros como maracatu, swing jazz, blues e baião. Unidos do Swing é uma fanfarra de rua e bloco de carnaval da Cidade de São Paulo que une as linguagens da música, da dança e do circo numa proposta estética acústica, performática e interativa.
OFICINAS E VIVÊNCIAS (VAGAS LIMITADAS)
Minipiano Eletrônico com Marcelo Muniz | 10h às 13h
A oficina propõe a construção de um minipiano eletrônico construído a partir da modificação de um módulo eletrônico comercial. Não é necessário qualquer tipo de conhecimento prévio.
Oficina de cultivo de hortaliças em pequenos espaços | 10h30
Manejo de hortas em vasos, com informações sobre plantas que apresentam diferentes ciclos e demandas de luz, rega, substrato e nutrição: tomate, ora-pro-nóbis, cebolinha e rabanete.
SapéCapoeira — Capoeira para bebês com Pé de Baraúna | 11h às 12h
Com a capoeira como fio condutor e as outras manifestações que a compõem — como música, canto, jogo, maculelê, coco, samba de roda —, a atividade propõe que pais e filhos experimentarem juntos uma atividade que envolve o movimento e a ludicidade.
La Bici Press | 12h às 18h
Uma estação gráfica em que, mediante a produção de um cartaz que vira fanzine, cada participante poderá aprender e experimentar técnicas de impressão artesanal criando uma arte customizada envolvendo serigrafia, xilogravura e carimbos.
Minikalimba Eletrônica com Marcelo Muniz | 14h às 17h
A oficina propõe a construção de uma minikalimba com utilização de um módulo eletrônico comercial.
Oficinas de Criatividade | 14h30
Sete oficinas para iniciantes a partir de 12 anos. As técnicas desenvolvidas dialogam diretamente com o ateliê em que se encontra: gravura, costura, arte têxtil, pintura, marcenaria, cerâmica e fotografia.
Perfumaria Árabe com Anas Obaid | 15h
Experiência multissensorial apresenta as principais fragrâncias que compõem o vasto universo da perfumaria árabe. A noção de “passeio” guiará a experiência, de modo que o perfumista Anas Obaid vai propor um trajeto olfativo-gustativo a partir das principais referências de Damasco, capital síria e epicentro cultural.
Vivência de Xondaro com os guaranis do Jaguará | 16h
Xondaro é uma prática tradicional do povo guarani que pode ser descrita como uma combinação de dança, luta e expressão cultural. O termo “xondaro” geralmente se refere ao guerreiro ou defensor na língua guarani, e a prática tem significados profundos tanto espirituais quanto físicos para esses povos. A oficina propõe que os participantes vivenciem a prática.
VISITAS GUIADAS
Visita patrimonial ao Sesc Pompeia| 11h, 14h e 16h
As visitas patrimoniais têm como objetivo conhecer e valorizar os significados histórico, cultural, arquitetônico e artístico de um imóvel. Durante a visita, os participantes têm a oportunidade de aprender sobre a história do local, o seu contexto de construção, o estilo arquitetônico, os materiais utilizados e as histórias e os eventos associados à edificação. A arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi projetou o Sesc Pompeia com foco na interação social, criando espaços acolhedores e democráticos que estimulam convivência, criatividade e bem-estar. A visita permite refletir sobre como a arquitetura pode impactar positivamente a vida das pessoas. O Sesc Pompeia não é apenas um edifício, mas um centro vivo de cultura e lazer que promove diariamente ações artísticas, esportivas e educativas.
Ofício: Barro: Sallisa Rosa: Eixo Terra | 14h30
O barro é matéria do tempo. A sua textura ambígua guarda em si a síntese da terra — maleável, sugere a força latente do vir a ser; firme, revela por meio das marcas a memória do que se deixou moldar. Seguindo a natureza dual, o solo molhado sustenta as dimensões subterrâneas e expostas, convivendo entre raízes e brotos, dando suporte a tudo que nele passa e sendo o teto do que vive abaixo da terra. Nesse sentido, a terra úmida é também uma espécie de semente de água, carregando a história de erosões, fertilidade e transformações. Nesta exposição, Sallisa Rosa nos convida a sentir a terra como memória tátil, como corpo.
Lugar Público — Muntadas | 14h30
Exposição inédita do artista Antoni Muntadas (Barcelona, 1942), Lugar Público convida os públicos a uma reflexão sobre os limites e as transformações dos espaços compartilhados. Com curadoria de Diego Matos, o projeto para o Sesc Pompeia traz uma ocupação da área de convivência da unidade, de caráter site-specific: são intervenções audiovisuais, textuais e dispositivos arquitetônicos projetados para explorar os significados de “público” — audiência e espaço — e provocar reflexões a respeito do espaço urbano contemporâneo e das noções de lazer e esfera pública.