Sustentabilidade
04/06/2014Nova grife oferece roupas infantis 100% ecológicas
Conceito de produção orgânica para roupas infantis é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

O segmento infantil já constitui uma boa fatia do mercado brasileiro de vestuário. Segundo dados da ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção), o nicho respondeu por 15% das vendas do setor, algo equivalente a US$ 4,5 bilhões em 2012. E as perspectivas de crescimento são em torno de 6% ao ano. Outra tendência que promete continuar avançando é o consumo de produtos orgânicos.
Cruzando os dados desses dois mercados, a jornalista Elis Martini viu uma oportunidade de negócio. “O conceito de orgânico aplicado a roupas é muito novo no Brasil. Algumas marcas trabalham com peças especiais, mas, no universo de marcas infantis, as empresas são pequenas e o design é pouco desenvolvido”, diz Elis que, entre 2011 e 2012, dedicou-se a um curso de moda para entender melhor o mercado.
O resultado foi a criação da empresa Zappa, que deve iniciar operações oficialmente neste ano. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Microempresa. Com investimento inicial de R$ 20 mil, o objetivo é oferecer roupas 100% ecológicas destinadas a crianças de 0 a 6 anos. A marca trabalhará com algodão orgânico e tingimentos naturais. Uma das vantagens é reduzir o perigo de alergias a tecidos sintéticos ou que passaram por processos químicos. A ideia é também servir de incentivo para as crianças despertarem para a importância da preocupação ecológica e ambiental.
A produção será feita quase de forma artesanal, explica Elis. “As peças são todas produzidas em ateliês, e quem as costura são membros de comunidades carentes. Temos parceria com uma ONG de São Carlos (SP) e outra de Porto Alegre (RS). O trabalho também gera renda para eles”, explica a empresária.
O algodão orgânico é comprado de uma tecelagem de Santa Catarina, mas Elis comenta que está buscando novos fornecedores. O problema é que no Brasil há poucas empresas que comercializam a matéria-prima.
A internet será o principal meio de comercialização dos produtos, que poderão ser adquiridos no Brasil inteiro por meio de uma loja virtual. A rede também servirá para a promoção da marca e para a conscientização de crianças e pais sobre as necessidades de se cuidar da natureza.
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