Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Seminário debate transição energética no Brasil e os desafios rumo à COP30

Evento gratuito, a ser transmitido online, promoverá uma discussão importante para o futuro da energia nacional e internacional

Ajustar texto A+A-

Seminário debate transição energética no Brasil e os desafios rumo à COP30
O seminário vai debater os caminhos para uma matriz energética mais limpa, justa e eficiente (Arte: divulgação FNCE)

A jornada brasileira rumo à sustentabilidade energética e seus paradoxos estarão em pauta no seminário Clima, Sociedade e Energia — Oportunidades e Desafios da Transição Energética no Brasil da COP30, que acontece no dia 14 de maio de 2025, das 9h às 13h, com transmissão gratuita pelo YouTube.

Realizado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia, o evento reunirá especialistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil e interessados no tema para discutir os principais desafios e soluções práticas que podem impulsionar uma transição energética justa e eficiente no País, em um momento no qual o mundo se prepara para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30. 

Uma matriz energética renovável que ainda enfrenta contradições

Embora o Brasil seja reconhecido mundialmente por ter uma das matrizes elétricas mais renováveis do planeta, o setor ainda lida com:

  • consumidores em sistemas isolados, muitas vezes em regiões remotas, que pagam tarifas mais altas por serviços precários;
  • algumas áreas nacionais que ainda dependem fortemente do carvão mineral;
  • problemas de gestão que comprometem o pleno aproveitamento da energia renovável, resultando em desperdícios e custos elevados.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

A abertura do seminário contará com a participação de Ana Toni, diretora-executiva da COP30; Thiago Barral, secretário de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia (MME); e Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE).

Ao longo da manhã, especialistas vão discutir:

  • a descarbonização dos sistemas isolados, com foco em soluções para levar energia limpa e acessível a regiões remotas;
  • alternativas justas para o fim do carvão mineral, considerando os impactos socioeconômicos locais;
  • resiliência do setor elétrico diante das mudanças climáticas e as lições aprendidas com eventos extremos;
  • os obstáculos da operação de uma matriz altamente renovável, que, apesar da sua relevância global, ainda enfrenta entraves operacionais e financeiros.

Participarão, ainda, nomes de destaque do setor energético e de entidades como World Wildlife Fund (WWF), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Climatempo, Observatório do Clima, entre outros. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que apoia a iniciativa, é uma das integrantes do Grupo Equilíbrio — fundado pela FNCE e composto por 17 associações e entidades representativas do setor elétrico e de consumidores que defendem uma conta de luz justa e sustentável.

Os participantes terão acesso a diagnósticos atualizados e propostas concretas para a descarbonização do setor energético nacional. Poderão, também, entender como alinhar inovação tecnológica, justiça social e sustentabilidade na transição energética, além de compartilhar experiências e perspectivas que podem inspirar políticas públicas e soluções empresariais no contexto da COP30.

Serviço

Seminário Clima, Sociedade e Energia — Oportunidades e Desafios da Transição Energética no Brasil da COP30

Quando: 14 de maio, das 9h às 13h, com transmissão gratuita pelo YouTube

Clique aqui e inscreva-se agora mesmo.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)