Imprensa
04/02/2014Faturamento anual do varejo paulista atinge R$ 456,8 bi em novembro
Receita real de vendas do setor cresce 4,2% no acumulado em onze meses, em relação ao mesmo período do ano anterior
São Paulo, 5 de fevereiro de 2014 - O faturamento do comércio varejista do Estado de São Paulo foi de R$ 45,6 bilhões em novembro de 2013, uma alta de 9,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior - em relação a outubro, contudo, o valor foi ligeiramente menor (-0,5%). No acumulado dos onze meses de 2013, a receita real de vendas do setor cresceu 4,2%, chegando a R$ 456,8 bilhões. Os dados fazem parte da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV), apurada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), realizada em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).
Os setores que registraram as maiores altas anuais foram os de materiais de construção (19,9%); de concessionárias de veículos (15,7%); e de eletrodomésticos e eletrônicos (12,7%). Já os supermercados, que representam a maior fatia do varejo, apresentaram crescimento de 10,2% no faturamento de novembro, frente ao mesmo mês do ano anterior.
O único ramo de atividade que apresentou queda no período foi o de loja de departamentos. O faturamento do segmento recuou 23%, frente a novembro de 2012. - resultado que contribuiu para uma queda acumulada, nos onze meses do ano, de 17,2%, o pior desempenho entre todos os segmentos.
Em comparação com outubro, apenas quatro segmentos encerraram o mês de novembro com crescimento no faturamento: de lojas de vestuário, tecidos e calçados (8,7%); de supermercados (4,5%); de eletrodomésticos e eletrônicos (3,6%); e de móveis e decoração (3%). No período, a receita real de vendas desses segmentos chegou, respectivamente, a R$ 4,34 bilhões; R$ 13,11 bilhões; R$ 2,16 bilhões; e R$ 747 milhões. O maior recuo partiu de concessionárias de veículos (-8,9%), ramo de atividade que apresentou faturamento mensal de R$ 6,95 bilhões em novembro.
Segundo a FecomercioSP, embora os resultados de novembro sejam positivos, ainda não é possível vislumbrar, no horizonte de curto prazo, um cenário otimista para o varejo em 2014. Parte do crescimento apurado no período está pautada em uma base fraca de comparação - e não propriamente uma curva sustentada do consumo paulista.
Há uma queda acentuada na confiança do consumidor, uma aceleração contundente na inflação de dezembro, riscos de elevações reais em tributos municipais, além da manutenção de um ritmo fraco na atividade econômica doméstica.
Capital paulista
A cidade de São Paulo apresentou o terceiro melhor desempenho anual do setor. Em novembro de 2013, as vendas da capital paulista cresceram 12,2%, em comparação com igual período de 2012. Já no acumulado de janeiro a novembro, a expansão do comércio varejista da região foi de 4,4%, chegando a R$ 143,3 bilhões.
Somente no mês de novembro, a receita real de vendas da capital atingiu R$ 14,5 bilhões, o mesmo patamar registrado em outubro. Entre os segmentos que mais impactaram positivamente os resultados da região estão os de lojas de vestuário, tecidos e calçados (16,4%); de eletrodomésticos e eletrônicos (8,2%); e de departamentos (7,2%).
Entre os resultados que influenciaram negativamente as vendas do comércio varejista paulista, destacaram-se as lojas de concessionárias de veículos (-9,1%).
Ranking regional
O comércio varejista da cidade de Guarulhos foi o que mais apresentou crescimento anual entre as 16 regiões pesquisadas. No acumulado de 2013 até novembro, o faturamento do setor atingiu R$ 26,2 bilhões no município, uma alta de 20,8% em relação a igual período de 2012. Sorocaba foi a cidade com a segunda maior expansão do período de 11 meses (12,8%), atingindo faturamento de R$ 22,3 bilhões.
Quatro regiões encerraram o período de onze meses com queda no faturamento: Jundiaí (-5,1%), Litoral (-4%), Presidente Prudente (-0,9%) e Araraquara (-0,8%).
Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informada pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e dez setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de departamentos; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outros).
Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/faturamento-anual-do-varejo-paulista-atinge-r-456-8-bi-em-novembro
Notícias relacionadas
-
Sindicatos
Sincomercio Bebedouro realiza simpósio sobre inovação e futuro do comércio local
Evento, com o apoio da FecomercioSP, trará orientações práticas sobre temas essenciais para os negócios; inscrição gratuita
-
Negócios
Segmentos mais buscados no Dia dos Namorados e perspectivas
SindicatosSimpósio em Bebedouro discute inovação e futuro do comércio local
LegislaçãoPL busca implementar critérios mais rigorosos para custódia